terça-feira, 3 de junho de 2008

Português????!!!!!!!


Hoje estou com dificuldade em escrever, em português.

É que hoje estou a sentir-me um bocado “Mourinho”.
Uau!
Pois é verdade! Por isso façam o favor de ter muito cuidado com os comentários.
Ah! O quê?!
Não me digam que não viram aquela coisa que serviu de conferência de imprensa para apresentar “il Speciale”.

Só não achei muito bem o Mourinho dizer: “Non sono mica pirla” seja lá o que for não fica bem a ninguém.
Não estou a ver, por exemplo, o presidente Cavaco Silva chegar ao pé da primeira dama e dizer: “Ó filha, sabes? Hoje não porque non sono mica pirla”. Ora isto não é bonito.

Não sei, acho que o homem tem de se conter.
Sim ele é “il Speciale” e depois é português e tudo...desculpem!!! Será que posso repetir?

Ele é português e tudo????!!!!!!!!!
Ah! Devo estar enganado.
Pois estou, só posso estar.

É que, imaginem que a estação nacional especialista em interromper emissões para dar o Mourinho em directo (SIC), mandou um jornalista para Itália, para questionar o grande “Speciale”. Ora vejam lá se isto se faz?
E não é que interromperam mesmo a emissão!

Na altura a fadista Aldina Duarte, que tem um novo CD, falava da sua experiência com deficientes mentais e o facto de serem obrigados a estar com as famílias e não terem locais onde possam estar em conforto e acompanhados profissionalmente....mas isto que importa para o país dos pequeninos chamado Portugal?

E não é que o jornalista da SIC teve a distinta lata de fazer ao “Speciale” uma pergunta em português?
EM PORTUGUÊS?!!!!
Ele há cada uma!...
Imaginem lá, a lata do moço a questionar o supremo senhor em português.
Claro que o “Speciale” fez 3 vezes de conta que não ouviu, e depois muito a custo disse em italiano que não falava em português.
Confusos? Leiam lá outra vez o parágrafo....que eu espero.
....
....
Já está?
Adiante.
Sem outros recursos, e porque estava em directo, o jornalista pediu autorização ao “Speciale” para, pelo menos, poder perguntar em português e aguardar resposta em italiano, ao que o digníssimo “Speciale” anuiu.

Sabem, poderia agora enumerar um rol de argumentos em torno deste assunto, poderia sublinhar pensamentos sobre esta situação, mas não sei italiano e nem estou para perder mais tempo com pacóvios.
A ignorância é tão atrevida.
E logo eu que até acho que a Itália tem a mais bonita língua deste planeta (para além de outras partes do corpo também muito apreciadas).

6 comentários:

Anónimo disse...

Não vi em directo mas vi à noite no telejornal....acho uma vergonha o que mourinho fez.

Anónimo disse...

O Mourinho atingiu um patamar que lhe permite fazer o que quiser e aindalhe sobra tempo, ele é dos melhores Portugueses da actualidade e porque está, ou vai trabalhar para outro país deve seguir o pensamento "Em Roma sê Romano".

Victor Cardoso disse...

É como tudo temos de contar sempre com vários pontos de vista, mas eu creio que apesar de sermos cidadãos do mundo o Mourinho vai sempre ter o Português ao virar da esquina, e quase aposto que se uma pergunta lhe tivesse sido feita em inglês ele teria respondido.

Francisco o Pensador disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco o Pensador disse...

The Special, você está errado.
O mourinho poderá até ser dos "Mais FAMOSOS portugueses da actualidade" mas ao recusar-se a responder em português, acabou por deitar por terra a possibilidade de poder ser também "dos MELHORES portugueses", porque caso não saiba...um português (Esteja ele em que patamar estiver) para ser verdadeiro não pode de forma alguma renegar a sua lingua materna.

Victor Cardoso disse...

Concordo plenamente Pensador.