sábado, 21 de junho de 2008

Portugal allez allez!...

Pode até ser só para chatear, mas apeteceu-me repor este artigo escrito precisamente há um mês.
Lembram-se?


Hoje fiquei a pensar que nós somos mesmo pobrezinhos!
Acho que até deviamos mudar o nome daquela coisa em Coimbra para: "Portugal dos pobrezitos".
Tão pobrezinhos tão pobrezinhos, que me custa até escrever sobre isto.

Eu sei que o futebol arrasta massas (na china deve arrastar arroz), mas continuemos, eu também sou um daqueles que gosta do seu futebolzinho. Tenho um clube de coração, de paixão mesmo, e às vezes até vou assistir a um ou outro joguito no estádio.
Agora não sou aqueles a quem se possa perguntar qual o resultado do ano passado, do mês passado ou até da semana passada. Não vale a pena, mas deve ser de mim.
Como costumo dizer a quem me rodeia, não tenho “disco” suficiente para armazenar informação inútil.

Por isso o futebol para mim é assim como uma "bejeca", aprecia-se imenso enquanto se bebe mas depois disso, nada!
A coisa fica por ali, é assim como aquelas paixões do "foi bom enquanto durou", pronto agora vamos cada um pelo nosso caminho.
Penso que já entenderam a minha posição futebolística.
Tanta letra para dizer o quê?

Nada mais, nada menos que comentar as imagens de gente a atropelar-se, a polícia a bater com os bastões nas pessoas que, em Viseu, foram "fazer de tapete" para a selecção passar.
Eu sei que a selecção é o clube nacional (ou de Scolari mas isso é outra patranha), eu sei que esta coisa do Euro2008 pode até subir à cabeça, feito vinho maduro tinto.
Mas será preciso tamanha aflição ainda por cima em dia e hora de trabalho?
Será que Viseu é mais Viseu por se ajoelhar assim a um punhado de rapazes que dão uns toques?
Penso que não, ainda por cima está lá o Nuno Gomes e o rapaz até se pode convencer que é mesmo jogador.
Penso que antes destas manifestações futebolísticas deveríamos tomar uma espécie de vacina contra as figuras tristes.

É claro que isto interessa muito ao estado. É o grande F da nossa sina dos 3F.
1ºF - Fátima - Levou este ano mais pessoas do que outro ano qualquer.
2ºF - Fado - Já reparam que aos poucos o fado está a assumir a importância de outros tempos no nosso país.
3ºF - Futebol - O grande F destes 3, é a onda que varre o país seja por paixão, justiça, seja por ganância ou até pelo desporto literalmente.

Penso que vamos começar a desenvolver, outra vez, este sentimento de arreganhar os dentes e de espumar em frente ao televisor ou a qualquer ecrã gigante pago por qualquer presidente de câmara do nosso país.

Vamos, outra vez, ver os nossos mais significativos exemplares masculinos a mostrarem os pelos do peito molhados pela cerveja que caiu do copo quando eles se levantaram à pressa, tão depressa que quase contraria as leis da física.
Vamos, outra vez, ver as moçoilas nacionais a chorar agarradas aos cachecóis ou então, o que sempre é mais agradável, beijarem na boca o primeiro gajo que lhes aparece à frente depois do golo. E depois saltam muito, em tal estado que parece que aquela bola lhes descobriu e tocou 3 ou 4 vezes seguidas no ponto G.

Quanto aos putos, que são o melhor da vida ou, neste caso, o melhor da festa. Correm dum lado para o outro, apanham uma bofetada para sair da frente, e depois são agarrados pelos pais e levantados frente às câmaras de televisão sempre com uma coisa esquesita na cabeça e uma bandeirinha na mão, a responder "sim" a tudo.

O que é interessante também são as entrevistas de rua.
Já repararam que os entrevistados pensam sempre que os microfones estão sem volume e por isso gritam que se fartam. Não vá mensagem perder-se.
E gritam, gritam, gritam sem nunca responder à pergunta do jornalista. Também não sei qual o interesse das perguntas dos jornalistas nestas ocasiões, são sempre as mesmas. Os jornalistas são uns cérebros. Alguém lhes disse que somos um povo burrinho e por isso as perguntas devem ser óbvias.
- “Está a sorrir, a saltar, a gritar, todo vestido com as cores da selecção, está feliz pela selecção estar aqui em Viseu?”
Se fosse eu, saberia o que responder.
- Não! Eu gosto de estar assim, sabe sou maluquinho e habitualmente a esta hora faço isto. Mas não, não estou feliz.”
Há ainda a questão dos jornalistas que vestem a camisola e não o deveriam fazer por imposição ética, mas isso fica para outras conversas.
Pobres de nós que temos esta coisa do futebol verde e rubro como grande meio de excitação nacional.

Senhoras e senhores o circo chegou à cidade!
Ah! E também veio o Nuno Gomes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tambés estou de acordo somos um bocado pacóvios, mas Viva Portugal.

Anónimo disse...

Não estou nada de acordo. A nossa selecção merece todo o carinho e merece todas as manifestações de alegria por todo o Portugal e por toda a comunidade no estrangeiro.

Anónimo disse...

Também gostava que tivesses sido apurados, é sempre bom vencer; mas agora podemos voltar a lamentar-nos e a sentir que a crise veio para ficar, da mesma forma que continuaremos a ser pacóvios...
Gostei do teu post.
Bom fim de semana

Victor Cardoso disse...

Obrigado eu por ter aparecido, pois agora a vida real, depois do folclore....hehehehe