quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Batedores de Palmas e Outras Prestezas do Mundo Televisivo Nacional


Hoje, entre uma troca de fraldas ao meu “Magalhães” e uma roupinha a corar no estendal, dei uma espreitadela aos programas da tarde das nossas televisões generalistas.

Na SIC umas quantas “figuras e aberrações” falavam de outras tantas, num embaraçado de coscuvilhice de meter, não só o dó mas como as outras notas musicais todas, no Grande Livro do Parvoeiro Nacional.
Na TVI, nada de novo, a Júlia continua aos berros e a fazer coisas esquisitas com convidados e assistentes.
Conseguindo, entre um assassinato e uma doença de pele, meter um concurso onde se apregoa dinheiro em troco de nada.
Na RTP1, o programa Portugal no Coração, continua a ser um dos mais equilibrados, sem os temas “da lágrima fácil” e “da faca e alguidar”, mas muito light estilo água de colónia, que nunca chega a perfume.
Salve-se a Tânia Ribas de Oliveira com a sua simpatia, segurança e equilíbrio.
Na RTP2 encontrei o Zig Zag a melhor programação para as crianças, com séries e desenhos animados educativos e atraentes.

Uma coisa que muito me espantou, foi a capacidade manifestada por algumas pessoas que participam nestes programas (SIC e TVI particularmente).
Ao princípio pensei que não eram reais, talvez uma grande cambada de robots, com muito pouco para fazer, em tempo de aperto nas produções dos filmes da coisa imaginária.
Não! Estava redondamente enganado.
Eu sei que não vão acreditar, mas são mesmo pessoas que assistem a estes programas, lá no estúdio, e batem palmas, riem, choram, esbofeteiam, gesticulam extravagantemente, depenam-se, coçam-se e muito mais.
Quase me apetece dizer que só lhes falta falar, de resto fazem tudo.

Consegui perceber que é diversificada esta classe dos “Batedores de Palmas e Outras Prestezas do Mundo Televisivo Nacional” (BPOPMTN).
Ali vê-se de tudo, desde a velhinha, à quarentona, ao rapaz em idade escolar, ao ex-combatente da grande guerra, enfim...todas as etapas que lavram a duração ordinária da vida.
Consegui apurar, ainda, que muitos deles estão lá todos os dias.
Foi aí que me passou pela cabeça um rolinho de perguntas:
“Mas esta gente não tem mais nada que fazer?”
“Ser um Batedor de Palmas e Outras Prestezas do Mundo Televisivo Nacional é uma profissão?”
“Onde se aprende?”
“Que características se deve ter para se um bom BPOPMTN?”
“Terá alguma coisa a ver com as Novas Oportunidades?”
“Se eu tiver só um braço também posso ser um BPOPMTN?”
“Será que as televisões ganham dinheiro para tomarem conta daquela gente durante 2 ou 3 horitas?”
“E depois do programa como será chegar a casa?”

Imagino uma cena do género:
- Então querida, como foi o teu dia?
- Ah! Deixa-me homem! Hoje estou de rastos...foram dois aleijadinhos, um rapto, um tiroteio, e depois ainda tivemos a patranha do pato careca que ficou triste depois de saber que o seu dono o trocou por um gato persa.
- Ui!...Isso foi muita lágrima. E palmas, não houve?
- Claro que sim! Por quem me tomas? Não te esqueças que estes programas têm sempre a rábula de humor.
- Ah! A rábula. Mas aquilo não tem piada.
- Não tem piada?!!! Olha só não te dou um estalo, porque me doem as mãos.
E além disso a dona Julinha amanhã vai-nos ensinar uma coreografia nova.

É estranha esta forma de vida, não é?

7 comentários:

Sónia Costa disse...

Realmente a nossa tv comporta muitos programas "baratos e rascas", infelizmente.
Podiam aposta noutro tipo de programação.
Masé a parvalheira, a gritaria, o falar da vida alheia e o "lavar roupa suja" em directo que vende....

NI disse...

E, ainda por cima, ganham para fazer essas figuras (daí o termo figurantes, ahahahahah) e o resto é letra...

Bjs

Gi disse...

Nem é só do mundo nacional, nem é só do mundo televisivo; o mundo político também tem destas estranhezas ... fazer nº é já título de "casting" e até ganham dinheiro.
O que fazia falta era animar a malta!

Si disse...

E tu, invejosozinho de ganhar umas coroazitas destas, pagas sem recibo nem nada, porque a maior parte deles até deve estar a receber sub. de desemprego e rendimentos mínimos.
Por falar nisso, já mandaste o teu C.V.?? Acho que estão a precisar duns figurantes com pouco cabelo à frente para demonstrar o antes e o depois de uma implantoregeneratividade...
rsrsrsr

Patti disse...

Olá, cheguei aqui através da minha afilhada, Si.

Primeiro quero dizer-lhe que a imagem do topo do seu blog é fantástica e do mais bonito que tenho visto num template de um blog e olhe que não é graxa!

Depois, sei muito vagamente do que fala neste post, pois deixei-me de televisão nacional há algum tempo, com a excepção da RTP 2.

Sou Fox. Muito Fox e cada vez mais.

1/4 de Fada disse...

Raramente vejo televisão, mas conheço os programas a que se refere. Acho que as pessoas se batem pelo privilégio de poderem assistir... e até recebem dinheiro. Deve ser cá uma seca! Pessoalmente gosto de séries, lembro-me das antigas da BBC e congéneres, que faziam as minhas delícias, depois passei a ver algumas da Foxlife por causa da minha filha, que gosta de companhia, mas agora tenho de ser muito selectiva com o tempo, portanto, televisão acabou-se de todo. Mas se há coisas incríveis, inacreditáveis, são os apresentadores dos programas da manhã!

Victor Cardoso disse...

Obrigado a todos pela participação.
Um clap clap e uma Ola Mexicana para a Patti, ainda bem que apareceu.
Voltem sempre.