quinta-feira, 15 de maio de 2008

Basta


Basta!
É oficial.
EU QUERO SER ESPANHOL.
§
Se der para escolher pode ser espanhol, sempre fica mais perto.
Estou farto destes aumentos, estou farto de ser mexilhão, ou outro biscoito qualquer na mão de exploradores e ladrões nacionais.
Estou farto de ver os bancos, a EDP, as gasolineiras, blá, blá, blá, a aumentarem os preços porque não podem encolher os lucros, que crescem ano após ano.
Estou farto desta vassalagem económica, desta escravidão do novo mundo.
Antigamente ainda tinham algum decoro, agora não! É como querem e lhes apetece.
E o povo a dormir. Melhor, o povo a pagar.
Afinal, com toda a recente polémica, o BCP perdeu lucros e não morreu.
§
Será possível continuarmos a pactuar com este assalto diário, mais, com esta falta de vergonha dos gestores, patrões e políticos deste canteiro?
Sim, porque já não somos um jardim, somos um canteiro onde, daqui a pouco, nem minhocas teremos, porque se foram embora zangadas connosco.
Como é possível vivermos todos numa alucinação nacional, onde tudo parece tão bem, tão justo, tão necessário?
§
Não consigo acreditar que sejamos assim todos tão masoquistas, que gostemos de dar o lombo, para levarmos com a paulada da inflação, do preço do petróleo, dos juros, etc.
Quanto faltará para que o povo acorde, e em vez de se deixar levar por apitos dourados, e outros golpes de teatro, saia à rua com com os apitos (de plástico) na boca ou os tachos na mão a exigir respeito.
Isto é uma imagem muito fraca tipo "América Latina" - hagh....que coisa feia! Dirão uns poucos.
Eu digo que essa é uma imagem cada vez mais provável.
§
Tenho esperança que o povo pare de ressonar e acorde, e que em vez de se manifestar por convite (dos sempre mesmos sindicalistas e pelas mesmas razões e nos mesmos autocarros), se venha a manifestar por convicção, ou pior, por necessidade de pão para a boca.
Até quando o povo vai aguentar este abuso?
§
Quero ser espanhol.
Ou pelo menos quero ser como o Saramago.
Não pelo prémio Nobel, mas por aquela coisa de Espanha.
Não sei é se os espanhóis nos querem.
Talvez! Se prometermos que os políticos ficam cá, sózinhos para se explorarem uns aos outros.
§
Só vejo duas saídas.
Proponho que comecemos a solicitar a nacionalidade espanhola.
Ou então quero o Alberto João Jardim a governar este país.
Eu sei que era capaz de não melhorar nada, mas pelo menos assim era mais divertido.
Fodidos mas alegres (meu Deus como é que eu fui capaz de ecrever isto?).
Adiós Irmanos.

4 comentários:

Francisco o Pensador disse...

Victor, não é o único a pensar assim e digo-lhe já que muito "povo" já só está a espera dum sinal para partir a loiça toda.

E com esta sucessão de aumentos no preço dos combustiveis, acredito que não vá tardar muito mais..

Pelo menos esperemos que sim..

Victor Cardoso disse...

Quem me dera acreditar que o povo afinal não fica só no sofá a apontar o indicador à televisão.

Anónimo disse...

Não basta querer ser, antes é preciso saber ... deixo uma sugestão que é uma caracteristica muito própria ,diria que até mesmo cultural para os espanhóis:no te bajes los pantalones para que se te no entren! Quando chegarmos aí talvez estejemos a um passo menos largo de nos conquistarmos à semelhança espanis.

Victor Cardoso disse...

Será por estar já sem "pantalones" que decidiu escrever?
Com as calças na mão, andamos nós ( o povo) já há tempo demais.